junho 21, 2012

Estás a mais no desporto!...???

Saudações Vermelhas e Brancas!

Depois de ouvir estas palavras dirigidas a Carlos Lisboa, pensei seriamente que quem disse isto sobre ele, teria algum problema visual, ou então não tivesse nada do pescoço para cima, como usa óculos….

Esta frase é o culminar de falta de argumentos, é o expoente do ridiculo, é também bom sinal, é sinal que os rivais ainda vivem no tempo dos flinstones e pensam que engolimos as teorias que nos vendem…basta conhecer um pouco a história do Basquetebol para ficar a saber que Carlos Lisboa foi 14 vezes campeão como jogador e já leva títulos como treinador e dirigente.

Foi Campeão em diversas equipas (onde ele jogava, o clube era quase sempre campeão), e agora é diretor geral das modalidades de um clube, que acumula com o cargo de treinador da equipa de basquetebol. Carlos Lisboa não foi só o melhor basquetebolista que portugal teve até hoje, como continua a saber como se ganha mesmo agora que não joga, treina ou dirige, realmente está a mais no desporto?
Só se for no desporto dos mediocres, onde quem ganha é porque não tem concorrência. É um homem correto e íntegro, tem aquele espirito de campeão que o diferencia dos demais. Por isso mesmo sagrou-se campeão, mesmo na casa do seu maior rival, numa final à melhor de 5 jogos, e com o 2-2 na eliminatória, foi lá e ganhou, contra todas as expetativas e estimativas.
Não pôde festejar no campo, teve que fugir para os balneários e receber lá o troféu. Não tinha adeptos no recinto, era ele no banco e os jogadores com a camisola os únicos “adeptos”, sem apoio absolutamente nenhum, havia um clima de cortar à faca, foi cuspido, insultado, molestado, importunado, intimidado e vaiado mas ganhou.

Houve ainda um senhor com um cartaz personalizado a tentar “tirar de esforço”, com palavras ofensivas, e Carlos Lisboa, no fim do jogo, ao festejar com a equipa, fez algures um gesto para esse senhor, para enfiar o cartaz pelo esfincter acima.
Vieram logo os media a dar destaque a um assunto acessório, só porque aquilo aconteceu, justificou tudo o que passou? Não venham os puritanos com alarvidades de desculpas e outras estórias, para esta situação há um provérbio português mesmo à medida e que resume a única resposta que se deve dar a alarvezinhos, que não respeitam o nosso emblema, ”quem não sente, não é filho de boa gente” ponto final, venha o próximo título.

Está justificado, mais que justificado, porque um lance manipulado como foi, o lance para ter visibilidade até teve que ser ampliado e recorreram ainda ao slowmotion para se perceber, se não fosse assim,  nem sequer se tinha dado conta que tinha acontecido.
Devido a isto, íamos apagar os milhares de minutos de espetaculo que Carlos Lisboa nos proporcionou? quando na verdade se devia questionar é porque os adeptos visitantes não tiveram bilhetes? porque é que choveram objetos? porque é que os adeptos invadiram o recinto sem que a policia desse réplica?  porque é que tiveram os campeões de receber o troféu de campeão nas cabines? e só puderam sair do estádio mais de quatro horas depois do jogo acabar?

Devíamos fazer isto com todos os grandes atletas? ou devemos mudar o desporto para melhor, quem vence é porque proporcionou o melhor espetaculo? ou serve wrestling (resultados combinados)? onde vamos com esta tendência de apontar o dedo, quando temos as solas dos sapatos cheios de m3rd@z?

O que estes opinadores querem, é ganhar na mediocridade, não querem adversários fortes, para abrilhantar as vitórias, querem antes, equipas moribundas, para “terem mais certezas” sobre a vitória. E depois vale dizer as maiores anormalidades, só porque já nem há nada por onde pegar legitimamente.

É aqui, neste ponto que o SL  Benfica tem que divergir dos outros clubes, aqui, pela dimensão que temos, tem que ser tudo limpo, claro, com mérito e que se fale sempre a verdade, seja em que circunstância for, quanto mais forte for o adversário, mais brilho tem a nossa vitória. É nesta ordem de pensamento que nós temos de nos distinguir dos outros.
É também um aviso à navegação, porque o discurso do adversário não pode ser mentiroso, e sempre que não seja mentiroso, tem a sua legitimidade, mas discurso manipulador? Com estratégias pré-definidas em vez de factos? com análises parciais?
Todos estes estrategas da escrita são muito pobres do pescoço para cima, achar que Carlos Lisboa está a mais no desporto é como, achar que matar alguém não dá prisão, um corrupto é honesto, um árbitro é incorruptivel, quem acertar no euromilhões não leva o prémio, há equipas imbativeis, enrabar tipas como as Eduardas Barrosãs não dá sifilis nem hiv, etc…
Somos de um clube lutador, não podemos deixar de mostrar a nossa indignação, sempre que vem alguém atirar o impensavel, só porque tem liberdade de expressão, essa liberdade, só é válida, se estiver devidamente racional, de outra forma, é espaço na opinião pública ocupado com desinformação e ruido à volta do mais importante…
Força Carlos Lisboa, não interessa o clube que representas, nunca ninguém conseguirá apagar da memória coletiva, um dos melhores exemplos que esta modalidade teve e tem em Portugal, não foi o Michael Jordan, mas foi um grande jogador, deu milhares de minutos de bons exemplos, tenham a decência de respeitar os atletas, se querem ser respeitados, bonecos dos media, se não respeitam, merecem escárnio, mas maldizer nunca, isso era ficar igual a uma postura que não interessa nada para o nosso desenvolvimento, a vossa…obrigado, mas não é isso que é a verdade.
Nem que seja só a verdade dos adeptos do SL Benfica, tem que ser respeitada, a equipa no campo e os adeptos nas bancadas, só queremos ganhar com os jogadores, com o mérito no investimento e no treino, não queremos ajudas, mas queremos as mesmas regras para todas as equipas, todas sem exceção.
Queremos ter adeptos em todos os recintos, e não podemos ter, queremos apenas apoiar e confiar na equipa, não é trazer uns apitadores e uns truques de luzes e túneis, acho que é fácil perceber quem anda errado nesta história, vamos lá a ter juizinho no que escrevem, seus bonecos dos media, seus artolas com um teclado ou uma caneta atrás da orelha? vê-se muito bem pelo que escrevem, não pensam com a cabeça ou pensam com o telefone no ouvido! É que pelo que já escreveram até hoje, facilmente lhes digo  um ditado adaptado a esta ocasião “mais depressa se apanha um discurso mentiroso, que a Cicciolina a despir a meia da coxa”.

Juízinho ó pessoal da escrita de telefone ao ouvido, isso não é jornalismo, isso é ser ventríloco, que vocês sabem muito bem, não é humano, ventríluco é ser um boneco, bonecos dos media, vejam lá as prioridades, de longo alcance (muita gente) mas pouco profissional (não têm conteúdo e critério nenhum) e sem desenvolvimento (más decisões)…depois queixem-se que isto está mau..sem corrupção, o Carlos Lisboa a dirigir ou a treinar o SL Benfica arrisca-se a GANHAR, tenham lá calma, encarem a realidade e não fujam para desculpas esfarrapadas, tenham dignidade na profissão.

p.s. Se for preciso um dicionário para traduzir algumas partes que não tenham percebido, é só esperar sentado, que o painel de ajuda irá chegar brevemente num telefone perto de si, não se preocupem, tudo se resolve, menos uma zanga com o patrão foleiro não é?

Vai lançar de três pontos...
Lançou a bola...
Três pontos...
Quem marcou?
Carlos Lisboa.

1 comentários:

Jonas disse...

É a CS que temos. Felizmente os benfiquistas vão abrindo os olhos e começam a pensar pela sua própria cabeça.